top of page
ruas2021.png

Todo apoio ao PCB e suas instâncias

Por Coletivo Cultural Vianinha 

08 de setembro de 2023

O Coletivo Cultural Vianinha declara total apoio ao PCB e suas instâncias. Não negamos os problemas que existem em nosso partido, e sabemos muito bem o quão graves alguns desses problemas, particularmente na questão organizativa, são para o desenvolvimento do trabalho político.

Dito isso, estamos convictos de que somente a construção coletiva interna pode fazer com que sejamos capazes de superar esses problemas e desvios que de modo tão persistente atrapalham o avanço de nosso trabalho político junto às massas e o avanço da Revolução Brasileira.

 

Respeitamos os camaradas que optaram por aderir a outra organização, porém, já está demonstrado por via das múltiplas notas políticas, esclarecimentos públicos e, para a militância orgânica do PCB, via circulares internas, que o cerne da questão não é e nem nunca foi uma suposta “guinada à direita” por parte do Partido, que nunca existiu. Nem tão pouco supostas perseguições políticas! Mas, sim, que a tendência surgida no seio do Partido faz a defesa de uma forma de organização alheia ao marxismo-leninismo. O que as lideranças desta outra organização defendem vai frontalmente contra o estatuto do PCB, as Resoluções do XVI Congresso e toda a teoria organizativa do marxismo-leninismo.

Reiteramos: não nos furtamos dos problemas reais que existem em nosso partido, nem referendamos de maneira acrítica decisões do CC ou dos CRs. Se assim o fizéssemos, não seríamos comunistas! Nem desrespeitamos aqueles que romperam com nossa organização. E também não defendemos a unidade pela unidade, de modo que aqueles que não estão de acordo, e que vão contra as resoluções do XVI Congresso, ou nosso estatuto, ao nosso ver, não devem permanecer em nossas fileiras. Entendemos que aqueles que aderiram a outra organização assim o fizeram por convicção política, assim sendo, que assumam com a construção dessa nova organização de modo honesto e franco, e não chamando um “congresso extraordinário”.

 

Ao fim, esperamos que essa crise seja oportunidade para que o conjunto da militância do PCB, em seus organismos de base, coletivos e instâncias dirigentes, faça uma profunda crítica e autocrítica do último período, uma vez que toda a atual situação é consequência de práticas e posturas tomadas, que devem ser corrigidas e melhoradas imediatamente. 

 

Avancemos à construção interna de nosso partido, de modo a torná-lo cada vez mais democrático e instrumento cada vez mais poderoso da classe trabalhadora.

Fomos, somos e seremos comunistas. Sempre!

bottom of page